A norma ISO/IEC 17025/2017 estabelece critérios para a competência de laboratórios de ensaio e calibração. Ao redor do mundo é cada vez maior o número de países, como Inglaterra e Austrália, que exigem a acreditação conforme a referida norma como requisito obrigatório para que laboratórios realizem ensaios e calibrações.
A exceção fica por conta dos Estados Unidos, que enxergam a acreditação como um fator de concorrência, cabendo ao laboratório adquiri-la ou não.
No Brasil, em alguns dos estados industrialmente mais desenvolvidos, resultados de ensaios ambientais são aceitos somente se executados por entidades acreditadas conforme ISO/IEC 17025/2017.
Além de já ser um requisito legal em alguns estados brasileiros, e uma tendência em outros, a acreditação de uma entidade conforme a referida norma confere maior segurança e confiabilidade aos resultados dos ensaios, assim como mais qualidade ao serviço.
Além de já ser um requisito legal em alguns estados brasileiros, e uma tendência em outros, a acreditação de uma entidade conforme a referida norma confere maior segurança e confiabilidade aos resultados dos ensaio, assim como mais qualidade ao serviço.
Comments