MONITORAMENTO DE EMISSÕES E INVESTIGAÇÃO DE VARIÁVEIS INFLUENTES NO DESEMPENHO DE EMISSÕES
Indústrias com objetivos de sustentabilidade desafiadores podem requerer o conhecimento aplicado ao processo com enfoque em emissões, além da excelência do seu monitoramento.
Executamos o monitoramento de emissões em conformidade a normas técnicas e a características do processo, e realizamos a investigação de variáveis influentes para o desempenho das emissões do processo na indústria primária de metal. Consideramos as especificidades de cada etapa, i.e., preparo do combustível, secagem do minério, calcinação e refino.
Nossa atuação compreendeu visita para identificação de variáveis do processo preliminarmente ditas influentes sobre a performance das emissões, e subsequente registro e seleção de condições durante monitoramentos. Após tratamento de resultados e interpretação, emitimos conclusões de maneira objetiva.
AVALIAÇÃO DO EFEITO DO CONTROLE DA VAZÃO DE AMOSTRAGEM SOBRE O RESULTADO DA CONCENTRAÇÃO DE PARTÍCULAS TOTAIS EM SUSPENSÃO (PTS)
Amostradores de grande volume (AGV) para determinação de PTS conforme ABNT NBR 9547 utilizam vazão de amostragem entre 1.1 e 1.7 m3/min em condições padrão do gás. A vazão de amostragem pode ser inicialmente ajustada em valores iniciais distantes, mas dentro da ampla faixa, ou variar ao longo da amostragem em decorrência de aumento de perda de carga no filtro ou de variações de energia, uma vez que não é obrigatório um sistema que ajuste a vazão durante a operação.
A ASM avaliou e comparou o desempenho do AGV sem sistema de controle automático de vazão em relação a um AGV com o referido sistema (Renova Equipamentos) na determinação de PTS em ambientes com geração de particulados distintos e concentrações entre 10 e 120 µg.m-3. Para tal, utilizamos metodologia científica e diretrizes da normativa europeia para comparação de métodos equivalentes na Qualidade do Ar.
Realizamos campanhas de amostragem em paralelo com os amostradores e produzimos relatório compreendendo aspectos da literatura científica e normativa sobre separação de partículas e métodos de amostragem, resultados estatísticos, discussão e conclusões sobre a equivalência de resultados, e prós e contras das 2 alternativas.
PROJETO DE ATERRO SANITÁRIO
A ASM Engenharia tem vasta experiência em Projeto e Operação de Aterros Sanitários e Industriais no Brasil e internacionalmente, bem como em projeto de encerramento de lixeiras.
Participou na estruturação da limpeza pública e no Projeto do Aterro Sanitário de Luanda, capital de Angola.
O Aterro foi projetado de acordo com normas internacionais, atendendo às melhores técnicas e chegou a receber 8.000 ton/dia de resíduos sólidos, sendo considerado o segundo maior Aterro da África.
A ASM Engenharia também acompanhou a sua operação por 10 anos, realizou inventário de resíduos sólidos, e estudos de extração de biogás, visando sua queima para reduzir as emissões de Gases de Efeito Estufa.
INVENTÁRIO DE RESÍDUOS SÓLIDOS INDUSTRIAIS
A ASM Engenharia realizou Inventário de Resíduos Sólidos Industriais dos estados do Paraná, Minas Gerais e Pernambuco.
Estes inventários abrangeram todo o parque industrial e permitiu a caracterização da geração, tratamento e disposição dos resíduos gerados.